terça-feira, 27 de novembro de 2012

Obras Castelo dos Mouros


Na passada sexta-feira, dia 23 de Novembro, o programa “Portugal em Direto” fez a emissão de uma interessante reportagem sobre as obras a decorrer no Castelo dos Mouros, a reportagem pode ser vista nos seguintes links: PARTE 1 e PARTE 2.

Hoje, dia 27 de Novembro, foi publicado no Jornal “Diário de Noticias”, uma reportagem sobre estas obras que deverão estar concluídas em Abril de 2013, a reportagem pode ser vista AQUI.

Grande transformação no castelo, acredito que o resultado final será bastante interessante. O centro de interpretação e as escavações contribuirão para um melhor conhecimento da história daquele local. A iluminação será outro dos pontos fortes desta requalificação, trará nova dinâmica ao castelo e à vila.

sábado, 24 de novembro de 2012

Reflorestação da Tapada do Saldanha


Decorreu hoje em Sintra, na Tapada do Saldanha, a ação de reflorestação daquele local no âmbito do evento PLANTAR Portugal e do projeto Bio+Sintra. Cerca de 80 pessoas juntaram-se neste evento e mesmo com chuva durante toda a manha a mobilização de voluntários foi grande. Durante a manha, aos voluntários foi oferecido um pequeno lanche, oferta da Parques de Sintra. Uma grande manhã, numa ação que aconselho a todos e que espero que se volte a repetir.

Este evento contou com a presença da Sra Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

De seguida, apresento-vos a peça da SIC sobre esta atividade:

*Fotos desta actividade em breve

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Iluminação do Castelo dos Mouros


Segundo a Parques de Sintra, a antiga iluminação do Castelo dos Mouros consistia em lâmpadas de vapor de sódio (elevado custo energético e ambiental) e os focos estavam localizados nos diversos penedos em redor do castelo, o que tornava esta iluminação inacessível. 

No âmbito do projeto de requalificação “À Conquista do Castelo”, está a ser substituída esta iluminação por tecnologia LED, que acompanhará toda a muralha, possibilitando também a “criação de cenários para eventos”. 

Outra das novidades da iluminação é a existência de novos focos apontados aos rochedos e à vegetação com diversas cores.

Espera-se a conclusão destes trabalhos em 2013.

Reflorestação da Tapada do Saldanha


No âmbito da iniciativa PLANTAR Portugal e do projeto BIO+Sintra, será promovido no dia 24 de Novembro, Sábado, uma acção de reflorestação da Tapada do Saldanha, na Serra de Sintra.

As inscrições devem ser feitas para o e-mail biomaissintra@parquesdesintra.pt.

Lançamento de Livro sobre cogumelos da Serra de Sintra


Será lançado no próximo sábado, dia 17 de Setembro, uma publicação promovida pela Parques de Sintra, com o título: “Cogumelos dos Parques de Sintra”, da autoria de João Baptista-Ferreira e de Sofia Gomes.