sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Obras Castelo dos Mouros II



Iniciamos o ano com novas notícias do Castelo dos Mouros. Após mais de 3 anos de obras de recuperação, apenas agora começam a surgir noticias com alguns detalhes do projeto “À Conquista do Castelo”. A conclusão desta obra está prevista para Maio, sendo que, segundo a Parques de Sintra, a iluminação do Castelo deverá ser ligada ainda no primeiro trimestre deste ano. Segundo os artigos, as novas construções no Castelo, como a cobertura da Igreja de S. Pedro de Canaferrim (1), tem um carácter reversível, uma vez que são fabricadas essencialmente em madeira de acácia (2) e as características da estrutura permitem a sua retirada de forma a não danificar o monumento. Uma das novidades será também a abertura da cisterna do castelo ao publico, com iluminação cénica.

(1)   A Igreja de S. Pedro de Canaferrim foi a primeira igreja paroquial de Sintra e remonta ao tempo de D. Afonso Henriques. D. Fernando II utilizou a ruina da igreja como ruína romântica. Segundo algumas pesquisas, a árvore que existia no centro da igreja foi mandada plantar por D. Fernando II, sendo que a copa da árvore, simbolizaria um tecto (fonte).

(2)   A Acácia é uma espécie trazida por D. Fernando II aquando da reflorestação da serra no século XIX. Tornou-se uma espécie invasora e está atualmente a ser retirada da serra, sendo a sua madeira utilizada para diversos fins, tais como vedações e, neste caso, a estrutura das novas instalações no castelo.

 Lista de artigos:




Estão também disponíveis algumas imagens do projeto e dos trabalhos a decorrer:








Sem comentários:

Enviar um comentário