segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Voluntariado no Parque da Pena


Decorreu no passado dia 16 de Janeiro, a ação de voluntariado no Parque da Pena promovida pela Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), com o objetivo de reabilitar o parque e ajudar á sua recuperação depois do temporal de 19 de Janeiro. Cerca de 200 pessoas, separadas por dois turnos conseguiram inscrição. Uma vez que houve cerca de 900 inscrições nesta atividade, por motivos de segurança não foi possível a participação de mais pessoas.

Ação muito bem organizada, divididos por grupos de 10, sempre acompanhados por monitores da Parques de Sintra e equipados com coletes refletores, capacetes e todas as ferramentas necessárias, como vassouras, pás, carrinhos de mão, etc. As tarefas realizadas foram a remoção de troncos e ramos, algumas valetas foram desentupidas e as folhas varridas.


Neste trabalho contou-se com a grande ajuda de um dos cavalos Ardennais, residentes no parque da Pena e que de uma só vez conseguia levar cerca de 1 tonelada de material!

A madeira recolhida tem vários destinos, lenha, compostagem e maquina estilhaçadoura, dependendo do seu tamanho. Foi um dia cheio de trabalho que valeu a Pena. Muito trabalho continua infelizmente por fazer, muita força para a continuação deste trabalho a todos os colaboradores da PSML e que venham mais ações de voluntariado!



Infelizmente, segundo noticia RTP, apesar da maior parte das árvores que não resistiram, serem acácias (espécie invasora), há a lamentar a perca de algumas sequoias no parque da Pena.


Entretanto, no facebook, a Parques de Sintra já agradeceu a todos os participantes:

“A ação de voluntariado que decorreu este sábado para a limpeza do Parque da Pena não poderia ter corrido melhor! Os participantes conseguiram que toda a equipa da Parques de Sintra que os recebeu ficasse comovida com tanta dedicação e entusiasmo, e queremos portanto deixar aqui, agora publicamente, o nosso enorme OBRIGADO! Os resultados ficaram à vista de todos e podemos desde já garantir que se avançou muitíssimo na limpeza do Parque. Esperávamos muita dedicação e espírito de equipa mas, ainda assim, conseguimos ser surpreendidos! Na próxima semana disponibilizaremos as nossas fotos, mas convidamos desde já todos os que participaram a enviarem as suas para comunicacao@parquesdesintra.pt (com indicação do nome do autor, para os devidos créditos). Muito obrigado mais uma vez, - é bom saber que há tantas pessoas tão dedicadas à nossa Serra de Sintra :)”

A comunicação social também esteve presente:









Sem comentários:

Enviar um comentário