terça-feira, 26 de novembro de 2013

Câmara Municipal de Sintra aguarda autorização da Assembleia Municipal para adquirir as ruínas do ‘Hotel Netto’

A recuperação do hotel Netto, localizado no centro histórico de Sintra, paredes meias com o Palácio Nacional, começou a ser falada no passado mês de Março, à margem da sessão pública de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que decorreu no Palácio Valenças. Nessa sessão, em notícia avançada pelo TudoSobreSintra, Fernando Seara fez o anúncio e o professor António Lamas confirmou a intenção de compra do Hotel Netto, por parte da empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua S.A.

O caso ficou esquecido por alguns meses, sem novidades, até ao passado dia 4 de Novembro. Neste dia, foi realizado o jantar de homenagem ao profissional do Ano – António Lamas, organizado pelo Rotary Club de Sintra. Em notícia no Jornal de Sintra, João Cachado dá conta da intenção da PSML em transformar o hotel Netto em Hostel e afirma que a compra estará para breve. O imóvel pertence atualmente à empresa Hotéis Tivoli, S.A.

O novo executivo da Câmara Municipal de Sintra, teve conhecimento desta intenção de compra e manifestou o seu direito de preferência sobre o imóvel. Assim, submeteu hoje em reunião de câmara, a seguinte proposta:

Proposta nº 79-RP/2013 (Subscrita pelo Vice-Presidente)
Submeter a deliberação da Assembleia Municipal o exercício do direito de preferência na aquisição do imóvel sito na Rua Conselheiro Segurado, nº 1, 3 e 5, tornejando com o Largo Rainha D. Amélia, nº 45, em Sintra, propriedade dos Hotéis Tivoli, SA., pelo valor de 600.000,00€.

Consultando a proposta de compra, verifica-se que tanto a Câmara Municipal de Sintra, como a Direcção Regional de Cultura, tinham hipótese de accionar o direito de preferência

Esta proposta foi aprovada com 7 votos a favor (PS, PSD e CDU) e 4 votos contra (Sintrenses com Marco Almeida). Resta apenas submeter esta proposta à Assembleia Municipal de Sintra.
A CMS parece ter a mesma solução que a PSML, pretendendo transformar o antigo hotel num novo Hostel, vocacionado para a juventude. Esta intervenção terá o apoio de fundos comunitários.

A CMS está de parabéns pela iniciativa, no entanto, lamento que durante tantos anos o edifício tenha estado ao abandono e apenas agora exista vontade política para recuperar aquele património. É de estranhar também a posição da Câmara Municipal, que deveria trabalhar em conjunto com a PSML e unir esforços para a recuperação do edificado. Espera-se que a PSML e a CMS continuem os esforços na recuperação de Sintra, dando especial atenção à casa da Gandarinha, Sintra Cinema (Portela) e Quinta do Relógio, um local já desejado pelo anterior executivo da CMS.

Localização do Hotel Netto: Centro histórico de Sintra - entre o Hotel Tivoli e o Palácio Nacional de Sintra (©GoogleMaps)
[Actualização
Após a escrita deste artigo, o TudoSobre Sintra publicou um comunicado da PSML que explica o processo relativo ao Hotel Netto. 
Sendo a Câmara Municipal, acionista da empresa Parques de Sintra, como se explica esta atitude de exercer o direito de preferência? Acredito que o diálogo é importante, especialmente quando se trata de um local classificado como Paisagem Cultural - Património da Humanidade.

Em notícia publicada pelo Público, António Lamas refere que “O nosso único interesse era remover a ruína da proximidade do Palácio da Vila. Se a câmara quer fazer isso, alivia-nos desse dever”, por sua vez, a CMS afirma ter agido “em nome dos interesses dos munícipes” e não afasta a hipótese de ser a PSML a gerir o hostel.


Mais informações: Tudo Sobre Sintra / Cidade Viva / Público

Sem comentários:

Enviar um comentário