quinta-feira, 28 de março de 2013

Pintura – Palácio Nacional de Sintra


É evidente o estado de degradação da pintura das fachadas e, em especial, das chaminés do palácio Nacional de Sintra. Está nos planos da Parques de Sintra a pintura e reparações da fachada do palácio, inicialmente previstas para o 1º trimestre de 2013 mas que poderão ter sofrido algum atraso devido ao temporal de 19 de Janeiro e aos grandes prejuízos causados por ele causados, o que obrigou a dar prioridade a outros investimentos. Aguarda-se com expectativa a recuperação deste ex-libris de Sintra.

Palácio Nacional, há alguns anos atrás. 


terça-feira, 26 de março de 2013

Chalet da Condessa d´Edla recebe prémio Europa Nostra – Reabertura a 13 de Abril


Foi hoje anunciado que o projeto de recuperação do Chalet da Condessa d´Edla é um dos 30 vencedores dos prémios Europa Nostra na categoria de Conservação. Este prémio junta-se assim ao prémio do Turismo de Portugal 2011 - Novo Projeto Público e ao prémio do Grémio Literário 2011 [Mais informação aqui] e [vídeo].

O chalet encontra-se encerrado desde 19 de Janeiro para limpeza do jardim devido às consequências do temporal. A sua reabertura está prevista para o dia 13 de Abril.

Foto: ©EMIGUS

segunda-feira, 25 de março de 2013

Parques de Sintra - Aumento de visitantes em 2012 - Happy Hour Palácio de Queluz


Hoje, dia 25 de Março, foram apresentados os resultados relativos ao número de visitantes nos parques e palácios geridos pela Parques de Sintra – Monte da Lua, relativos ao ano de 2012. Foram registados 1.138.000 visitantes representando um aumento de 6,5%, sendo que 90% são estrangeiros, à semelhança do que se verificou em 2011. Quanto a estes, o destaque vai para a nacionalidade espanhola, Brasileira, acompanhado pelo aumento de turistas asiáticos e da Europa do Leste.

Foto: © EMIGUS

Mantendo-se com o maior número de visitantes dos monumentos tutelados, está o Parque e Palácio da Pena com 726.533, com um aumento de 7,32% de visitantes. É importante referir que os palácios nacionais de Sintra e de Queluz não foram tidos em conta nesta análise, uma vez que apenas passaram para a esta sociedade em Setembro de 2012. Todos os monumentos tiveram uma variação positiva no número de visitantes, reforçando assim a importância de Sintra como destino turístico. É um importante aumento de visitantes, que representa também um aumento de receitas, tão importantes numa altura em que, passados 2 meses se sabe que o temporal de Janeiro causou um prejuízo de 3 milhões de euros nas áreas tuteladas pela PSML.

Foto: © EMIGUS

Hoje foi também anunciado que, à semelhança do que já existe no Palácio da Pena, também o Palácio de Queluz passará a disponibilizar uma Happy Hour, ou seja, um horário em que o custo dos bilhetes terá uma redução de 2 euros (Queluz) e 1 euro (Pena). Este horário está disponível entre 15h30 e as 18h00 (Queluz) e entre as 9h30 e as 10h30 (Pena).


domingo, 24 de março de 2013

Hotel Netto – Parques de Sintra prepara-se para adquirir histórico edifício de Sintra


Segundo noticia avançada pelo Tudo sobre Sintra, a Parques de Sintra – Monte da Lua, prepara-se para aprovar amanhã, dia 25, em reunião de accionistas, a compra do Hotel Netto, localizado no centro histórico de Sintra, junto ao palácio nacional. A compra está dependente apenas do parecer positivo da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, uma vez que todos os outros accionistas estão interessados na compra.

Fotografias – Sintra em ruínas

O hotel está há bastantes anos em avançado estado de degradação e fotografias recentes mostram que o edifício ameaça ruir. Famoso por ter sido um dos sítios de eleição de Ferreira de Castro, um dos maiores escritores Portugueses, esta é uma excelente notícia para Sintra, local classificado pela UNESCO como Paisagem Cultural, Património da Humanidade.




Ferreira de Castro no hotel Netto, fotografia de Eduardo Gageiro, no ano de 1968 (Fonte - Público)



Filme produzido por Cléon Adónis Santos – O estado de degradação do hotel Netto     

sábado, 23 de março de 2013

Hoje – Hora do Planeta – Palácios às escuras


  
©Nuno Cardal
Hoje, entre as 20h30 e as 21h30 a Parques de Sintra, à semelhança de anos anteriores volta a associar-se à hora do planeta, iniciativa da WWF, com o objetivo de alertar para as alterações climáticas. 

©EMIGUS
Em Sintra serão apagadas as luzes dos Palácios da Pena, Vila e Monserrate, tal como acontecerá em milhares de monumentos em todos o mundo. Esta acção integra-se também no âmbito do projeto Bio+Sintra, promovido com o objetivo de reduzir as emissões de carbono no dia-a-dia. 

©EMIGUS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Recordar o Dia Mundial da Floresta – 10 Anos depois


Retirado diretamente do baú, foi há dez anos, no dia Mundial da Floresta, promovido este encontro entre escolas do concelho, no Parque da Pena, sob organização da CMS e da PSML.

Este evento que motivava as crianças para a proteção e conservação da natureza, e contou com a presença de Carlos Alberto Moniz, conhecido músico que também compôs uma música alusiva à “Salamandra do Monte da Lua”.


E chegou a Primavera, e com ela a época alta da Parques de Sintra, com uma nova tabela de preçosmas também com novos horários, alargados até às 20h. A todos os leitores, desejo boas caminhadas e boas fotografias nesta primavera, em Sintra…

segunda-feira, 18 de março de 2013

Parque da Pena - Abegoaria (Quinta da Pena) - Recuperação na fase final [fotos]

Apesar de não ter informações oficiais, as fotos mostram que as obras na abegoaria da Quinta da Pena (Parque da Pena) estão em fase de conclusão. A data inicial, indicada em Janeiro(2012) pelo Jornal da Região foi o Verão de 2012, tendo sido posteriormente afixado o final do ano de 2012 com términus da obra. O resultado está à vista, mais uma obra de qualidade e de valorização do Parque da Pena, numa zona que tantos anos esteve ao abandono.








quarta-feira, 13 de março de 2013

Iluminação do Castelo dos Mouros


Está para breve a inauguração da nova iluminação cénica do Castelo dos Mouros.

Em Dezembro, as previsões da PSML apontavam para que fosse ligada no 1º trimestre de 2013. Hoje, tomei conhecimento que as obras do castelo estão em fase de conclusão e previsivelmente no próximo mês de Maio já todas as infraestruturas estarão concluídas.

Aguardo com grande expectativa esta iluminação do castelo, elemento fundamental no panorama de Sintra e que há alguns anos está desligada e deixa saudades.





quinta-feira, 7 de março de 2013

Google Street View - Disponível em Sintra



Esta notícia foi avançada hoje pelo Tudo Sobre Sintra e trata-se de uma interessante ferramenta que já estava disponível há alguns anos em Lisboa e Porto e agora chega ao resto do país. Encontrei o carro Street View estacionado na Rua Pedro de Cintra no ano de 2009, há muito que aguardava por este serviço.